Plano de estudos para aprender inglês sem neura

Aprenda a aprender


Antes de aderir a um plano de estudos para aprender inglês sem neura, quero te ensinar a estudar, e por consequência aprender. Para alguns alunos é muitos simples, já outros  ficam perdidos achando que é complexo, por isso vamos começar identificando qual o modelo mais parecido com o seu perfil.


Autodidata


Por definição o autodidata é quem se instrui por esforço próprio, sem ajuda de mestres. Existem pessoas plenamente capazes de fazer isso, mas na grande maioria das vezes esse aluno vai se deparar com conteúdos soltos, sem uma sequência, a qual ele vai ter que criar, e se ele ainda não é o detentor do conhecimento será um processo longo. Por isso, cursos são vantajosos também para esse perfil, afinal tempo é dinheiro, certo?


Esse é um perfil que se você não é 100%, tente ser pelo menos 20%. Autodidata é o aprendiz pró ativo e interessado que por ter disciplina e dedicação alcança resultados, mesmo que em sua maioria trave no platô intermediário ( Em um próximo conteúdo explico mais sobre isso).



Direcionado


Você aprende através de um estudo dirigido em que você vai ter um professor pra te direcionar a partir de um método com avaliações para se certificar de que está ocorrendo o aprendizado.


É o modelo tradicional da antiga escola que todo mundo conhece, no qual o professor tem o papel de detentor do conhecimento e seu trabalho é transmiti-lo, e os alunos recebem de forma passiva, só ouvindo e escrevendo.


Aviso: Acima ilustro esse método de aprendizagem que está defasado e em desuso em grande parte das instituições de ensino.


Uma teoria muito útil para colocar em prática é a Pirâmide da Aprendizagem (Autor: William Glasser).

De acordo com essa teoria, os alunos aprendem cerca de:


  • 10% lendo;

  • 20% escrevendo;

  • 50% observando e escutando;

  • 70%discutindo com outras pessoas;

  • 80% praticando;

  • 95% ensinando.




Fonte: Lyceum


Misto


É o que mais vemos atualmente, a combinação entre o autodidata e o direcionado. Em que o aluno vai ter todo o planejamento, as diretrizes para o aprendizado, incentivo a debate, ao senso crítico, a pôr em prática o aprendizado, mas se ele não se esforçar não vai obter resultados significativos.


Como consequência, temos o famoso diálogo:


Aluno: "Não estou conseguindo aprender nada"


Professor: " Quanto tempo você se dedica em casa, pelo menos 20 minutos diários pra revisar? Você também não tem entregue os exercícios"


Aluno: " Não tenho tempo, é por isso que pago curso presencial, tenho que aprender aqui".


Professor: "Se você assistir a aula e não revisar, nem que sejam suas anotações ou fazer os exercícios pra casa, as informações não vão ser absorvidas, vai ser esquecido".



Visualizou a situação? Ótimo!

Existe uma Curva de Esquecimento (Autor: Hermann Ebbinghaus) , a qual após algumas horas e dias se o conteúdo não for reforçado, ele não será armazenado.




Plano de Estudos


Depois desse conteúdo todo acho que você já conseguiu imaginar como estruturar seu plano de estudo, não é mesmo? Pra quem ainda tem dúvida, segue abaixo:


1. Escreva sua rotina diária. A partir dela você vai conseguir visualizar onde você tem tempo livre ou onde é possível criá-lo, afinal para o que é prioridade nós temos tempo.


2. A partir da Pirâmide da Aprendizagem, trace atividades que podem cumprir com o formato de aprendizagem sugerido. Ex: 10% ler - Escreva no final do dia um resumo de como ele foi em inglês, mesmo que seja simples e curto é um começo!


3. Coloque um quadro no seu quarto, no escritório, aonde for mais conveniente com seu planejamento, em que você possa olhar todos os dias e não esquecer das suas metas.


4. Atentos a Curva de Esquecimento, toda vez que você for aprender algo pare e pense em como funciona pra você. Seria mais fácil assistir um vídeo de aula na hora do almoço e antes de dormir reassitir com o speed só pra repassar o conteúdo?


Ou você é uma pessoa que gosta de escrever? Se sim, escolha um horário que você esteja com a cabeça mais descansada, ou não tão cansada,rs e assista sua vídeo aula, anote e antes de dormir releia, faça o seu resumo do dia e acrescente observações que tinham passado despercebidas.

Conta aí, qual o seu perfil de aprendiz?


Para aprender e saber mais, acesse: @ivodox https://www.instagram.com/ivodox/?hl=pt-br




2 visualizações

ENDEREÇO

Rua Florisbela Pena, 105, loja 01, 02, salas : 01,03 e 04.  Cabo Frio - RJ

Cabo Frio - RJ

(22) 2645-4055

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda- Sexta - 8h-22h

Sábado- 8h- 17h

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2019 MID Marketing Digital

Todos os direitos reservados